segunda-feira, 23 de maio de 2011

Os poderes curativos da Pitangueira

A pitangueira (Eugenia uniflora L.) é uma planta muito rica. Suas folhas são usadas no tratamento de febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite, doenças cardiovasculares e reidratação nos casos de diarréia. Tem ação antioxidante, calmante, antiinflamatória e diurética.

Na composição da pitanga, destacam-se as antocianinas, pigmentos antioxidantes; os carotenóides, importantes na prevenção de doenças degenerativas, como doença arterial coronária, catarata e câncer; e os fenóis, que funcionam como antiinflamatórios celulares. Algumas dessa substâncias atuam sobre o câncer, protegendo o DNA celular contra mutações com possibilidade de levar à formação de um câncer.


A pitanga tem vitaminas e substâncias químicas em sua composição que proporcionam efeitos benéficos à saúde, melhorando a defesa do organismo contra microorganismos e também contra a ação de radicais livres. Suas folhas têm componentes que atuam como fármacos, diminuindo a pressão arterial e aumentando a diurese.

O extrato da folha da pitangueira atua contra o Trypanosoma congolense (doença do sono) e tem ação moderada contra o Staphylococcus aureus e o Escherichia coli.

Para fazer o chá da pitangueira, coloque dez folhas bem lavadas em meio litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue. Tome ao longo do dia.


Algumas informações foram retiradas de:
http://www.premioreportagem.org.br/article.sub?docId=26290&c=Brasil&cRef=Brazil&year=2008&date=setembro%202007

Tambem é saboroso comer algumas pitangas ao pequeno almoço



E tambem confecionar doce de pitanga ou compota



Esta é a pitangueira preferida do "Meu Refugio":


Das folhas faz-se um chá para controlar a diabetes:

Para fazer o chá da pitangueira, coloque dez folhas bem lavadas em meio litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue. Tome ao longo do dia.

Fotos da autoria de joana mendes extraidas do dossier" Meu refugio".

Informaçoes sacadas do blogue:Curas pela natureza.

4 comentários:

  1. Eu tenho loucura pelo cheiro da pitanga, do fruto e das folhas, dá vontade de passar no corpo! o sabor me apetece demais, porque amo sabores cítricos..... hummm que vontade de comer umas... dificil é comprar por aqui....

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana! :)

    Muito interessante a tua informação. Não conhecia os benefícios desta planta.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Olá minha querida amiga Joana,

    Adorei a matéria publicada.
    A pitanga é uma frutinha deliciosa e na minha infância era comum ter muitas pitangueiras em terreiros vazios. Minha turminha dizia que era nossa "mina de pitangas" e combinávamos de ir lá no matagal comê-las. Ai!! Que saudade daquele tempo e das amigas de infância.
    Grata por fazer-me recordar de fatos que não voltam mais, pois hoje em dia, a cidade cresceu e não há mais terreiros para as crianças brincarem.
    Beijos e fique na paz do Senhor.
    Carinhoso e fraternal abraço,
    Vovó Lili

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana!
    Eu tinha pitanga num vaso,lá em Florianópolis. Depois mudei para uma casa em Buritama que tinha pitanga,mas cheia de bichinhos e passarinhos...rs...
    Sabe de uma coisa? Vou ver se consigo comprar um pé bonito para trazer e plantar no meu vaso aqui.
    Adorei a foto de seu blog- este gato é lindo e tudo na foto combina.
    Beijos,
    Vera.

    ResponderEliminar