terça-feira, 3 de julho de 2012

O importante é ter calma!...










Se você está no ponto de estourar mentalmente, silencie alguns instantes para pensar.

Se o motivo é moléstia no próprio corpo, a intranqüilidade traz o pior.

Se a razão é enfermidade em pessoa querida, o seu desajuste é fator agravante.

Se você sofreu prejuízos materiais, a reclamação é bomba atrasada, lançando caso novo.

Se perdeu alguma afeição, a queixa tornará você uma pessoa menos simpática, junto de outros amigos.

Se deixou alguma oportunidade valiosa para trás, a inquietação é desperdício de tempo.

Se contrariedades aparecem, o ato de esbravejar afastará de você o concurso espontâneo.

Se você praticou um erro, o desespero é porta aberta a faltas maiores.

Se você não atingiu o que desejava, a impaciência fará mais larga a distância entre você e o objetivo a alcançar.

Seja qual for a dificuldade, conserve a calma, trabalhando, porque, em todo problema, a serenidade é o teto da alma, pedindo o serviço por solução.

(Chico Xavier)

Formando o Adulto de Amanhã, Cuidando da Criança de Hoje

 
  A criança aprende mais e facilmente quando existe espaço para a emoção. O desejo, a intenção e a relação, tanto por parte do professor quanto da criança (aluno) são a chave do sucesso escolar e também do sucesso profissional. Daí, no âmbito educacional, a necessidade da reformulação do Plano de Desenvolvimento Escolar, priorizando não só a formação continuada dos professores no sentido de atender a demanda em relação às expectativas e às dificuldades por parte dos alunos e dos pais, mas especialmente no campo do autoconhecimento e autodesenvolvimento. Afinal, quem cuida do educador?

Os educadores podem evitar e amenizar muitas situações de conflito e dificuldades de seus alunos/filhos e consigo mesmos, se estiverem preparados dentro desta perspectiva. O comportamento das crianças e dos jovens está dizendo o que precisa ser feito e transformado. Eles estão usando uma nova linguagem para expressar isso, mas os educadores em geral (professores e pais) não estão conseguindo alcançar a mensagem. Como conseqüência, uma onda de estresse, de desânimo, de violência, de conflitos ..., enfim, são observáveis nos ambientes escolares e familiares.

Primeiro passo: abra o canal da escuta. Segundo passo: reconheça que os padrões podem ser transformados...
É claro que existem outros passos fundamentais nesta caminhada e que de nada valerá eu citá-los aqui, porque é preciso que você, educador, aprenda a caminhar nesta nova estrada que vivemos hoje.
A mudança, a transformação (melhoria) é interna e deve partir do adulto. Só assim será possível entender e reconhecer o que acontece com o Ser nesta fase da vida. A busca e a iniciativa de melhorar-se devem ser prioridades para todos hoje em dia. Quanto mais preparada a criança estiver, mais estruturada (potencializada) e feliz será quando adulta, tendo melhores condições de continuar amadurecer, melhorando, conseqüentemente a sua vida enquanto Ser Humanidade e Ser Planetário.
Tenha coragem (você educador, você gestor, você escola) e acredite!
Comece fazendo os primeiros movimentos e o universo vai conspirar a seu favor. Vale à pena!
Visualize aquela pedrinha jogada na água do lago... Veja como todo o lago receberá de forma ampliada o movimento que ela fez naquele ponto... Assim ocorrerá com você e com as pessoas ao seu redor, especialmente com quem você convive mais de perto. Isso é evolução!


Autoria de Sávia Orlando Crespo em 2003.