sábado, 16 de julho de 2011

As levadas da Madeira








Localizada no coração do Oceano Atlântico, a ilha da Madeira, com 57 km de comprimento e 23 km de largura, apresenta-se como a terapia ideal para todos aqueles que necessitam de recuperar do stress citadino, que ambicionam uma reconciliação com a natureza através de deslumbrantes caminhadas a pé e que pretendam usufruir de um serviço de qualidade exercido por profissionais exímios.

Atravessada por uma cordilheira montanhosa, cujo pico mais alto – Pico Ruivo – atinge os 1862 metros de altitude, a ilha da Madeira dispõe de um clima subtropical durante todo o ano que permite realizar passeios a pé ao longo das magnificas Levadas de água construídas desde o século XVI. As famosas levadas, que cruzam todo o comprimento e largura da Madeira, constituem engenhosos sistemas de irrigação compostos por cerca de 2000 km de canais e 50 km de túneis. Estas foram a forma encontrada para aproveitar a água que cai predominantemente a norte. Os ventos de nordeste empurram as nuvens contra as altas montanhas provocando na encosta norte precipitação que pode chegar aos 2 metros por ano.

Ao calcorrear estas obras primas de esforço humano, podemos contemplar uma das maiores relíquias da natureza qualificada pela UNESCO como Património Mundial : falamos naturalmente da Laurissilva onde encontramos o reduto de uma variedade de Flora única no mundo. Destaque-se as Laurássias, as Urzes Molares, Folhados, Pau Branco, Figueiras do Inferno entre muitas outras. Algumas destas plantas são endémicas pois não podem ser encontradas no seu estado selvagem noutro local do globo, outras são comuns apenas ás ilhas da Macaronésia – Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.

2 comentários:

  1. Lugar paradisíaco para um lazer e passeio deslumbrante.

    João Bosco

    ResponderEliminar
  2. Belíssimo local!!!

    e com tua descrição apaixonadamente exacta deu novas cores ao lugar.

    Bem Aja que a UNESCO tenha protegido tal paraíso.

    Abraço Joana ,cordiais cumprimentos pela óptima noticia

    ResponderEliminar