sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

"BOLO DE CHOCOLATE COM FRAMBOESAS PAR O DIA DE S.VALENTIM








O Dia de São Valentim, (Valentine’s Day, em inglês) tem a sua origem num acontecimento ocorrido na segunda metade do século século III na cidade de Terni, a 75 km de Roma. O Império Romano era governado, na altura, por Claudius II (268 – 270) que estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiado sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas. Tendo o Imperador considerado que a razão destas dificuldades residia no facto dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes, proibiu todos os noivados e casamentos em Roma. Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou a casar jovens apaixonados. Quando o Imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias, ordenou a decapitação do bispo Valentim, facto que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270. Em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte a estar conotado com os apaixonados. As festividades em honra deste santo foram, pouco a pouco, substituindo as Lupercais, festa pagã da fertilidade que se realizava em meados de Fevereiro. Durante a Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adoptaram este dia como feriado. É o caso da Inglaterrra desde o século VII e dos Estados Unidos desde 1700. Em Portugal, a devoção a São Valentim é bastante limitada. Não conhecemos, por exemplo, nenhuma freguesia que tenha este santo como patrono. Já o mesmo não se pode dizer de outros países onde a popularidade do santo é evidente. Em França, por exemplo, existe, no coração de Champagne Berrichonne (departamento de l'Indre), uma localidade chamada Saint-Valentin [ver a fotografia em cima]. As páginas web dedicadas àquela urbe são bastante curiosas por se assemelharem a um site dedicado ao dia dos namorados. Disponibilizam, inclusivamente, o envio de Cartes Postales alusivas à data. O costume de aproveitar esta data para oferecer algo a quem se ama, teve início em 1840, quando Esther A. Howland começou a produzir, em grande quantidade, lembranças para comemorar o Valentine's Day. Este procedimento foi-se alargando a todo o mundo, com o apoio dos lojistas que vêm na data uma boa oportunidade de negócio. Para além da compra de uma lembrança símbólica, não deixe de oferecer um cartão à pessoa que ama, mesmo que já tenha 100 anos e viva com ela há 80... Cai sempre bem! Para o efeito, disponibilizamos, a seguir, o endereço de algumas páginas onde poderá escolher e enviar cartões alusivos à data e, ainda, onde poderá inspirar-se para escrever cartas à pessoa que ama.


Para celebrar este dia ,que melhor que uma delicia destas!!! Bolo de chocolate com framboesas É UMA DELICIA!!!! Experimentem ,não se vão arrepender e é económico e facil e rápido de fazer.A SUA CARA METADE VAI AGRADECER...


200g de chocolate em barra 1 frasco de compota de framboesa 100g de farinha 125g de açucar 125g de margarina 4 ovos 1 colher de chá de fermento margarina para barrar farinha para polvilhar açucar em pó para polvilhar Ligue o forno a 180ª Barre uma forma com amrgarina e polvilhe-a com farinha.Parta o chocolate em pedaços,deite-os para uma tigela e leve-os a derreter em banho maria.Depois retire do banho maria,junte a margarina em pedaços e deixe-a derreter.Separe as gemas das claras:bata as gemas com o açucar até duplicarem o volume,junte o chocolate derretido com a margarina,mexa,junte a farinha e o fermento e misture.Por ultimo junte as claras batidas em castelo,mexa delicadamente,deite na forma e leve ao forno durante 45 minutos.Retire,denforme e deixe arrefecer.Corte depois o bolo ao meio e rechei-o com a compota da framboesa,como ve na foto.Polvilhe com açucar em pó e sirva decorado a gosto. Tenham um feliz e delicioso dia dos namorados!!!!

"O sol e a lua":estatueta em gesso prateada e dourada.