sexta-feira, 2 de abril de 2010

" Balamento!!!..." O que é?


Já todos sabemos o que é a Pascoa.Assistimos a filmes pela TV,lemos noticias nos jornais,nas revistas e aqui no Dihhit,foram postadas muitas noticias interessantes e lindas.
Mas poucos sabem das tradiçoes da Pascoa,realizadas em diversos sitios e regioes.
Por isso vou contar-lhes ,uma tradição da pascoa na minha infancia.
A criançada era convidada para desfrutar deste singelo,mas emocionante jogo:"O Balamento".
No meu caso era eu ,meu irmão e meus primos,mais ou menos da mesma idade.
Combinávamos uma hora do dia sabado ,vespera do domingo de Pascoa.
Nossos pais,nos davam um saquinho de doces:rebuçados,caramelos,bombons e amendoas.Cada criança tinha um.
Cada ano era em uma casa diferente,mas quase sempre era em minha casa,ou seja casa dos meus pais.
Então ,quando a hora se aproximava,cada um procurava o outro,tendo o cuidado de não ser visto,para ser o primeiro a econtrar o adversario e ai gritava:" Balamento!!!!!...." ,ganhando assim o saquinho de doces do adversario perdedor.
Meu irmão,quase sempre ganhava...escondia-se em lugares impropios para criança:uma vez escondeu-se em cima de uma arvore...outra vez em cima do telhado...outra vez dentro de um malão de cartão velho...que horror...não sei como conseguiu,mas ganhou...
Eu era a mais pequenita,nunca ganhava...Chorava sempre! Um dia minha mãe com pena,me deu outro saquinho de doces,mas fomos descobertas,a fazer batota,e meu pai,chamou-me e disse:
Filhina:aprenda a perder,e saiba que voce perdeu os doces,mas ganhou dentes fortes,sabe,o doce estraga seus dentes.
A partir dai,comecei a aprender a ver o lado positivos das derrotas!

FELIZ PASCOA!!!

Joana Mendes

8 comentários:

  1. Que legal querida, vivendo e sempre aprendendo...obrigado por nos brindar com mais esse texto elucidante e curioso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Que legal querida, vivendo e sempre aprendendo...obrigado por nos brindar com mais esse texto elucidante e curioso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,

    Desejo-te também uma Páscoa muito feliz!

    Beijinhos
    Luísa

    ResponderEliminar
  4. Olá querida Joana, que post interesante. Cada páis e região com suas tradições não é verdade?! Que legal. Aqui no Brasil no domingo de Páscoa ao meio dia muitos fazem a Queima do Judas, um boneco de pano que antes de ser queimado apanha representando o delator.Em algumas cidades históricas a população faz tapetes nas ruas de semente, flores ,serragem colorida, encenando a paixão de cristo.
    Enfim achei interessante esse pedaçinho de sua infância e que te deixou boas lembranças e ensinamentos.
    Beijos miga, feliz páscoa e nãoa buse do chocolate viu! :P
    Márcia Canêdo

    ResponderEliminar
  5. opa, curti em saber e ter conhecimento dessa sua brincadeira de infancia.
    abçs

    ResponderEliminar
  6. Gostei de saber desta novidade que nao conhecia. Bom, perder todo ano o balamento era realmente frustrante, mas seu pai tinha toda razão!

    ResponderEliminar
  7. Olá querida amiga Joana,

    Linda postagem!
    Bem interessante essa tradição de sua terra. Gostei de conhecer um pouco mais daí.
    Feliz Páscoa para você e familiares.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderEliminar
  8. Joana que legal, mais uma desconhecia esta brincadeira, mais lhe dejeso sem brincadeira uma Feliz Páscoa e a todos os seus.
    Abraços forte

    ResponderEliminar