quarta-feira, 12 de março de 2014

A historia e a origem do café!

A história do café começou no seculo IX. O café é originário das terras altas da Etiopia (possivelmente com culturas no Sudão e Quenia e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa — local de origem da planta —, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho"devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.
Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas ovelhas ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.
Parece que as tribos africanas, que conheciam o café desde a Antiguidade, moíam seus grãos e faziam uma pasta utilizada para alimentar os animais e aumentar as forças dos guerreiros. Seu cultivo se estendeu primeiro na Arabia, introduzido provavelmente por prisioneiros de guerra, onde se popularizou aproveitando a lei seca por parte do Islão. O Iemen foi um centro de cultivo importante, de onde se propagou pelo resto do Mundo Arabe.
O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no seculo XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na  Persia.