terça-feira, 28 de abril de 2009

"Estufa de flores":pintura a oleo sobre tela


a miopia nas crianças

Quando a miopia aparece no decurso da primeira de vida , a principal preocupação dos pais é de saber qual a gravidade do problema visual e até onde este poderá chegar.Quando é efectuada a prescrição dos óculos, os pais ficam com a ideia de que estes eliminam a miopia, o astigmatismo ou a hipermetropia através da correcção óptica.Contudo, essa ideia não corresponde à verdade. Prova disso, é quando o paciente retira os seus óculos ou lentes de contacto e volta a experimentar dificuldade visual.Na origem do problema visual poderão estar o excesso (miopia) ou a insuficiência (Hipermetropia) da potência ocular e se a estas duas condições associarmos a sua direcção o resultado poderá ser também distorção de imagem (Astigmatismo).Assim, quando se usa óculos, o que verificamos, é uma diminuição ou aumento da potência dos raios luminosos, de acordo com a necessidade visual de cada paciente, ou seja, se o paciente é míope de 2 Dioptrias significa que devemos retirar aos raios luminosos duas 2 Dioptrias de potência para restituirmos a visão ao paciente, porque os seus olhos são excessivamente potentes em 2 Dioptrias.Se o paciente é hipermétrope de 3 Dioptrias, significa que os seus olhos possuem insuficientemente 3 Dioptrias de potência e que será necessário aumentar a potência dos raios luminosos de acordo com essa quantidade.Quando a deficiência visual progride o resultado é uma desactualização da potência das lentes dos óculos, que deixam de estar adequados ao estado refractivo ocular do paciente. A Ortho-k foi especialmente criada para os mais jovensA terapia ortho-k é a mais procurada mundialmente por apresentar eficácia, conforto e sobretudo pelo facto de depositarmos experança na estabilidade visual e refractiva futura do paciente.Uma das razões pelas quais os pais acodem com os seus filhos à consulta de Ortho-k é o facto de a maioria das crianças rejeitarem o uso dos óculos, e o tratamento dado aos mesmos compromete o efeito correctivo e implica um maior investimento em lentes e armações.Por outro lado, o facto da criança só necessitar de dormir com as lentes especiais Ortho-k, não necessitando do uso de óculos ou lentes de contacto durante o dia para ver melhor, traduz a simplicidade da abordagem do problema e a espectacularidade desta terapia.As crianças adoram a ideia de deixar de usar óculos e sobretudo algumas são extremamente participativas nos cuidados de colocação e remoção.Esta terapia elimina o erro refractivo do paciente através do uso das lentes especiais ortho-k, por isso, quando acorda e as retira, o resultado é uma espectacular sensação de excelente visão.Esta terapia é segura e eficaz desde que seja abordada por pessoas preocupadas com os hábitos de higiene e limpeza pessoal. O rigor da sua utlização salvaguarda os resultados e contribui decisivamente para a preservação da saúde ocular.
(centro clinico Intevi)

estrelas e cometas

Existem pessoas Estrelas e pessoas Cometas.Os Cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.As Estrelas permanecem. Assim como o Sol. Passam anos, milhões de anos, e as Estrelas permanecem.Há muita gente Cometa. Gente que passa pela nossa vida apenas por instantes.Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende.Gente sem amigos, gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença.Importante é ser Estrela. Estar junto. Ser luz, calor, ser vida.Amigo é Estrela. Podem passar anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração. O coração não quer enamorar-se de Cometas, aqueles que apenas atraem olhares passageiros.Ser cometa é ser companheiro por instantes, explorar os sentimentos humanos, ser aproveitador das pessoas e das situações.Solidão é resultado de uma vida cometa. Ninguém fica, todos passam.Há necessidade de se criar um mundo de Estrelas.Para podermos contar com elas, senti-las como luz e calor.Assim são os amigos, Estrelas na vida da gente. São aragem nos momentos de tensão e luz nos momentos de desânimo.Ser Estrela nesse mundo passageiro, nesse mundo cheio de pessoas Cometas, é um desafio.Mas acima de tudo, uma recompensa. Recompensa de ter sido luz para muitos amigos, calor para muitos corações e acima de tudo, saber que nascemos e vivemos, e não somente existimos.

o tijolo

Um jovem e bem sucedido executivo dirigia na vizinhança, correndo em seu novo Jaguar.Observando crianças se lançando entre os carros estacionados, diminuiu um pouco a velocidade, quando achou ter visto algo.Enquanto passava, nenhuma criança apareceu.De repente um tijolo espatifou-se na porta lateral do Jaguar.Freou bruscamente e deu ré até o lugar de onde teria vindo o tijolo.Saltou do carro e pegou bruscamente uma criança empurrando-a contra um veículo estacionado e gritou:- Por que você fez isto? Quem é você? Que besteira você pensa que está fazendo?Este é um carro novo e caro, aquele tijolo que você jogou vai me custar muito dinheiro.Por que você fez isto?- Por favor senhor me desculpe, eu não sabia mais o que fazer!Implorou o pequeno menino- Ninguém estava disposto a parar e me atender neste local.Lágrimas corriam do rosto do garoto, enquanto apontava na direção dos carros estacionados.- É o meu irmão. Ele desceu sem freio e caiu de sua cadeira de rodas e eu não consigo levantá-lo.Soluçando, o menino perguntou ao executivo:- O senhor poderia me ajudar a recoloca-lo em sua cadeira de rodas?Ele está machucado e é muito pesado para mim.Movido internamente muito além das palavras, o jovem motorista engolindo "nó imenso" dirigiu-se ao jovenzinho, colocando-o em sua cadeira de rodas.Tirou seu lenço, limpou as feridas e arranhões, verificando se tudo estava bem.- Obrigado e que meu Deus possa abençoá-lo A grata criança disse a ele.O homem então viu o menino se distanciar... empurrando o irmão em direção à sua casa.Foi um longo caminho de volta para o Jaguar... um longo e lento caminho de volta.Ele nunca consertou a porta amassada.Deixou amassada para lembrá-lo de não ir tão rápido pela vida, que alguém tivesse que atirar um tijolo para obter a sua atenção.Deus sussurra em nossas almas e fala aos nossos corações.Pense nisso, Deus é bom e está sempre esperando por todos nós...