quinta-feira, 15 de março de 2012

7 dicas para superar o medo






Por Dr. Marcelo Cubellun, Equipe do Bem Simples.
Médico Psiquiatra
M.N. 69874
Resumo

Se o medo o deixa paralisado, você está perdendo uma importante possibilidade de amadurecer e de crescer.
Sugerimos essas dicas para que você possa superá-lo e usá-lo como um indicador de crescimento pessoal.

1 Dedique um bom tempo para refletir qual é a razão especifica do seu temor. Não focalize só o objeto, aquilo que causa medo em você. Focalize os possíveis danos que esse objeto poderia causar em você. Identifique-os e, assim, terá dado o passo mais importante para poder enfrentar esse sentimento.

2 Pense nas suas fortalezas e nas suas capacidades, pois serão as melhores ferramentas que você terá para superar todo temor. Lembre que, graças a elas, você pôde chegar onde está hoje. Valorize-as e faça com que sejam valorizadas pelo seu entorno.

3 Faça um exercício de memória e lembre-se de cada uma das oportunidades que se apresentaram, mas que o medo não deixou você aproveitar. Avalie e pondere o custo que isso significou.

4 Não prepare um plano de retrocesso, "queime suas naus", como faziam os gregos ao chegar às batalhas, para afirmar que vencer é o único caminho possível. Não esqueça que "vencer", neste caso, será agir sem temor.

5 Não pense no fracasso como um fato único e irreversível. Se não conseguir, procure considerá-lo como uma alternativa possível. É uma das conseqüências dos seus atos. Utilize-o para enfrentar novos desafios.

6 Embora você precise analisar cada um dos seus passos, não dilate a ação. Quanto mais tempo passar, mais difícil será dar o primeiro passo. Aja pensando nos que já passaram por essa experiência antes de você e obtiveram sucesso. Aprenda da experiência dos outros.

7 Elimine da sua mente todo pensamento negativo. Procure dar espaço para pensamentos de bem-estar e aceitação da situação e das suas possíveis conseqüências.

2 comentários:

  1. Ei JÔ.

    Amei as dicas, que são realmente interessantes e valorosas para vencermos este que muitas vezes nos impedem de vencer. O medo é ausência de intrepidez,e muitos se perdem por se entregar a ele, pois nunca caminha pra frente. E estas dicas realmente são preciosas...

    Beijos querida e feliz por vê la novamente..

    ResponderEliminar
  2. Minha grande amiga "Jô" em seu retorno triunfal de postagens de além mar, vem trazer através de suas importantes edições que são também interessantes e fantásticas e só nos fascinam além é claro de nos proporcionar grandes ensinamentos e por que não a exemplo deste que ora nos transmite seu conhecimento que apesar de todos sabermos que "Conhecimento é Poder" e você por ser tão generosa o reparte com a gente através de: "7 dicas para superar o medo" e com dicas valiosas e que complemento dizendo que só os covardes não sentirão medo nunca, pois jamais irão querer enfrentar o Perigo e portanto acredito que para eles não servirá nenhuma destas dicas. Mas Penso que Para todos os Heróis anônimos mesmos conhecidos que vierem ler sua postagem e confessarão que lhes foi útil de alguma forma, pois sempre se tem algo a aprender devido nunca se saber tudo e irão complementar dizendo que lhe agradecem por sua postagem de grande valia mesmo nas pequenas rotinas do dia a dia será muito útil recordar um itens destes se por ventura ficarem com alguma dúvida e refletirão valorizando o dia que leram uma postagem assim e vieram aprendendo a cada dica aqui lida de um ótimo texto editado e assim com essa grande Blogueira Portuguesa com certeza que lhes transmitiu algo tão importante em seu blog intitulado Artes da Fadinha!

    ResponderEliminar