terça-feira, 3 de julho de 2012

Formando o Adulto de Amanhã, Cuidando da Criança de Hoje

 
  A criança aprende mais e facilmente quando existe espaço para a emoção. O desejo, a intenção e a relação, tanto por parte do professor quanto da criança (aluno) são a chave do sucesso escolar e também do sucesso profissional. Daí, no âmbito educacional, a necessidade da reformulação do Plano de Desenvolvimento Escolar, priorizando não só a formação continuada dos professores no sentido de atender a demanda em relação às expectativas e às dificuldades por parte dos alunos e dos pais, mas especialmente no campo do autoconhecimento e autodesenvolvimento. Afinal, quem cuida do educador?

Os educadores podem evitar e amenizar muitas situações de conflito e dificuldades de seus alunos/filhos e consigo mesmos, se estiverem preparados dentro desta perspectiva. O comportamento das crianças e dos jovens está dizendo o que precisa ser feito e transformado. Eles estão usando uma nova linguagem para expressar isso, mas os educadores em geral (professores e pais) não estão conseguindo alcançar a mensagem. Como conseqüência, uma onda de estresse, de desânimo, de violência, de conflitos ..., enfim, são observáveis nos ambientes escolares e familiares.

Primeiro passo: abra o canal da escuta. Segundo passo: reconheça que os padrões podem ser transformados...
É claro que existem outros passos fundamentais nesta caminhada e que de nada valerá eu citá-los aqui, porque é preciso que você, educador, aprenda a caminhar nesta nova estrada que vivemos hoje.
A mudança, a transformação (melhoria) é interna e deve partir do adulto. Só assim será possível entender e reconhecer o que acontece com o Ser nesta fase da vida. A busca e a iniciativa de melhorar-se devem ser prioridades para todos hoje em dia. Quanto mais preparada a criança estiver, mais estruturada (potencializada) e feliz será quando adulta, tendo melhores condições de continuar amadurecer, melhorando, conseqüentemente a sua vida enquanto Ser Humanidade e Ser Planetário.
Tenha coragem (você educador, você gestor, você escola) e acredite!
Comece fazendo os primeiros movimentos e o universo vai conspirar a seu favor. Vale à pena!
Visualize aquela pedrinha jogada na água do lago... Veja como todo o lago receberá de forma ampliada o movimento que ela fez naquele ponto... Assim ocorrerá com você e com as pessoas ao seu redor, especialmente com quem você convive mais de perto. Isso é evolução!


Autoria de Sávia Orlando Crespo em 2003.


 

2 comentários:

  1. Ei Jô,

    Interessante o texto,

    Realmente um dos maiores motivos de conflitos entre educadores e alunos, pais e filhos e a diferença de linguagem e entendimento. Algo que ambos pais e educadores não perceberam que é preciso uma evolução por parte deles, uma busca mais aprofundar no que eles vivem e conhecem hoje, a forma adequada para se abraçarem em comportamentos e linguagem. Infelizmente é o modernismo que tem predominado...Com bem colocado no texto.. Devemos abrir o canal da escuta e aceitar as transformações nos adaptando a ela....

    Beijos jô..

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Joana, já vi e li sobre essas situações, temos que agir com as crianças de uma forma que elas entendam, não podemos sair gritando muito menos falando palavras difíceis, são crianças, tudo tem um momento para se aprender, não podemos adiantar fases de nossas vidas, assim os futuros adultos viram com uma cabeça sem os ensinamentos apropriados. Temos que saber conduzi-los desde novos, para eles poderem saber dar seus próprios passos se adaptando as suas fases e linguagens, para eles no futuro passarem isso adiante.
    Ótimo texto Joana, um grande beijo.

    ResponderEliminar