quinta-feira, 6 de maio de 2010

A origem e historia do Pão!!!...


Historia do pão



Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.[carece de fontes?]



Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota, landes ou noz. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas .[carece de fontes?]
A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egipto onde, há cerca de 6 mil anos seria descoberta a fermentação.


O primeiro pão fermentado teria sido descoberto por acaso. Se uma massa (sem qualquer fermento adicionado) for deixada ao ar, ela irá levedar. Em função das condições de temperatura e umidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar de entre 4 a 8 horas, mas a massa acabará por levedar. Se antes de cozer a massa se retirar uma porção da massa levedada, obtem-se o fermento para a próxima fornada. A esta forma de fermentação chama-se fermentação natural ou massa velha.




O pão no Antigo Egipto

As vantagens da fermentação e o consumo do pão mais semelhante ao que comemos hoje, era utilizada pelos egípcios há 4.000 anos a.C. No Antigo Egito, o pão pagava salários, e os camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho.

Em Israel


As primeiras padarias surgiram em Jerusalém, após o contato com os egípcios, com quem os hebreus aprenderam melhores técnicas de fabricação e obtiveram a receita. Pouco tempo depois, já existia na cidade uma famosa rua de padeiros.

Na Antiguidade Classica


Foi em Roma, por volta de 500 a.C. que foi criada a primeira escola para padeiros, tendo se tornado o principal alimento daquela civilização preparado em padarias públicas.

Na Idade Media


Com o início da Idade Média, por volta do ano 476 da era comum, as padarias acabaram e a produção de pão voltou a ser caseira. Assim, as pessoas voltaram a comer pão sem fermento.

Na Idade Moderna


No século XVII, a França torna-se um destaque mundial na fabricação de pães, desenvolvendo técnicas aprimoradas de panificação.

A industrialozação do pão



O aparecimento da máquina ocorre somente no século XIX, com amassadeiras (hidráulicas ou manuais), com um custo muito alto e também com grande rejeição. Os consumidores mostraram-se “hostis” com o pão feito mecanicamente. Pouco tempo depois surge o motor elétrico e a reclamação passa a ser dos padeiros. Cada máquina substituía dois padeiros.

Fonte:Wikipedia

12 comentários:

  1. Muito legal, bom saber, valeu a pesquisa amiga.
    abraços forte

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante saber sobre a origem dos pães... E hoje temos tantas variedades, né? Eu adoro! E adoro fazer também.
    Beijos,
    Jackie

    ResponderEliminar
  3. Ja sei que foi em minha homenagem que voce fez esse post. ahahaha to brincando
    a origem dos pães fiquei sabendo mais claramente por aqui. mas o destino deles eu sei perfeitamente.."meu estomago"
    ahahah
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Muito boa a pesquisa. Com muita informação interessante.
    E a matéria me deu uma fome amiga... :-) rsrs
    É que adoro um bom pão quentinho.
    Beijos, Fernandez.

    ResponderEliminar
  5. Eu amo pão, mas infelismente ele não faz tão bem a saúde né?
    Mas adorei a sua postagem, legal saber a origem dele!
    Um grande beijo!

    ResponderEliminar
  6. Muito boa a pesquisa. Com muita informação interessante.
    E a matéria me deu uma fome amiga... :-) rsrs
    É que adoro um bom pão quentinho.
    Beijos, Fernandez.

    ResponderEliminar
  7. Joana,

    Juro que o seu post me deu a maior vontade de comer pão...kkkkkk acho que vou lá na rua comprar daqui a pouco...

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá querida amiga Joana,

    Interessante demais essa matéria sobre a origem do pão, o alimento mais popular do mundo.
    Hoje em dia, tem uma variedade bem grande de pães e são deliciosos em comparação com os primeiros da narrativa.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderEliminar
  9. Bem, uma coisa é certa, se ninguém tivesse inventado eu estaria muito triste, pois gosto muito de pão ... rsrsrs

    ResponderEliminar
  10. Aqui no Rio de Janeiro tem um lugar perto de casa que vende vários tipos de pães caseiros que são cada um mais gostoso do que o outro. Eu adoro... pena que precisamos ter cuidado para não engordar...

    Adorei saber um pouco da historia de um dos maiores e mais singelos alimento.

    ResponderEliminar
  11. Oi minha querida amiga
    Adorei saber um pouco sobre a historia do pão.Pois é uma das minhas comidas preferidas, nao troco um pao quentinho com manteiga por nada.
    Bjs

    ResponderEliminar