sábado, 16 de julho de 2011

Aprenda com o silencio

M



Na natureza, encontramos preciosas lições a nos dizer que o verdadeiro poder anda de mãos dadas com a quietude. São muitos os acontecimentos que se dão em silêncio.

O sol nasce e se põe em profunda calma, penetra suavemente pela vidraça de uma janela, sem a quebrar.

Acaricia as pétalas de uma rosa, sem a ferir, beija a face de uma criança adormecida, sem a acordar.

As estrelas e as galáxias descrevem as suas órbitas com extraordinária velocidade pelas inexploradas vias do cosmo, mas nunca dão sinal de sua presença pelo mais leve ruído.

O oxigênio, poderoso mantenedor da vida, penetra em nossos pulmões, circula discretamente pelo nosso corpo, e nem lhe notamos a presença.
* * *
Aprenda, com o silêncio, a ouvir os sons interiores da sua alma.
Aprenda, com o silêncio, a respeitar o seu eu, a valorizar o ser humano que você é, a respeitar o templo que é o seu corpo e o santuário que é a sua vida.

Aprenda, com o silêncio, a valorizar o seu dia e a sua vida. A enxergar em você as qualidades que possui e descobrir as imperfeições, despertando a consciência para o que precisa ser aprimorado.

Aprenda, com o silêncio, que a vida é boa, que nós só precisamos olhar para o lado certo, ouvir a música certa, ler o livro certo e escolher as devidas companhias.

Aprenda, com o silêncio, a relaxar, mesmo no pior trânsito, na maior das cobranças, nos momentos de dificuldade e de maior discórdia, calando-se para evitar futuros desafetos.

Aprenda hoje, com o silêncio, que gritar não traz respeito. Que apenas ouvir, em muitos momentos, é melhor do que falar.

Aprenda, com o silêncio, a aceitar alguns fatos, a ser humilde, deixando o orgulho de lado e evitando reclamações vazias e sem sentido.

Aprenda, com o silêncio, a reparar nas coisas mais simples e a valorizar o que é belo.
Aprenda, com o silêncio, que a solidão não é a pior companhia.

Aprenda, com o silêncio, que tudo tem um ciclo, como as marés que insistem em ir e vir, como os pássaros que migram e voltam ao mesmo lugar e como a Terra, que faz a volta completa sobre seu próprio eixo.
* * *
Por vezes, o silêncio pode ser confundido com fraqueza, apatia ou indiferença. Porém, ser capaz de calar-se em certos momentos, é uma grande virtude.
Os verdadeiros mestres sabem ser firmes sem renegarem a mais perfeita quietude e benevolência.

Jesus demonstrou a Sua grandeza, permanecendo sempre em harmonia, sem perturbar-Se em momento algum.

Prossigamos, buscando sempre que possível, o recolhimento e o silêncio que acalma, harmoniza e edifica.

(V.S.)

6 comentários:

  1. Muito boa reflexão, obrigado por partilhar :)

    Atenciosamente,
    Carlos Leite, http://opintordesonhos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Joana,

    O bom silêncio é o que apazigua a natureza do nosso imo, deve ser buscado. Sempre. Mas existem outros "silencios": o que dói, o que arregimenta maus pensamentos, o que remete a introspecção mórbida e noso afasta da saudabilidade: física e espiritual. Etc.

    ResponderEliminar
  3. OI Joana podemos aprender muito no silencio e com o silencio, as vezes falamos tanto que não conseguirmos ouvir o que pode nos ajudar a crescer. tem um pensamento que diz:
    A palavra é prata, o silêncio é ouro.
    Provérbio chinês

    Um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Querida Joana!
    Lindo texto.
    Sempre fui amante do silêncio.
    Entendo que ele seja um grande mestre, pois a maior sabedoria já está impressa em nossa alma, mas teimamos em não ouvir.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Joana Grande Amiga notei em seu post que veio de encontro aos meus sentimentos dos últimos momentos presenciados e vividos por mim,que estava acerto por alguns momentos por assim proceder, fostes feliz ao meu ver na edição desta bela matéria aqui editada, e se me permites reproduzirei em seu espaço parte de seus escritos que gostei do todo, ok: "Aprenda, com o silêncio, a relaxar, mesmo no pior trânsito, na maior das cobranças, nos momentos de dificuldade e de maior discórdia, calando-se para evitar futuros desafetos.

    Aprenda hoje, com o silêncio, que gritar não traz respeito. Que apenas ouvir, em muitos momentos, é melhor do que falar.

    Aprenda, com o silêncio, a aceitar alguns fatos, a ser humilde, deixando o orgulho de lado e evitando reclamações vazias e sem sentido.

    Aprenda, com o silêncio, a reparar nas coisas mais simples e a valorizar o que é belo.
    Aprenda, com o silêncio, que a solidão não é a pior companhia." Valeu mesmo amiga!

    ResponderEliminar
  6. Joana, eu sou uma pessoa que precisa de um pouco de silencio, isto é, silenciar minha mente, ficar quieta e descansar... primeiro, não pensar em nada, depois me analisar e equilibrar o que precisa de cuidado.

    Bjs

    ResponderEliminar